Coeducar


Educação Ambiental

A filosofia de trabalho da Coeducar possibilitou a criação do Grupo de Educação Ambiental (GEA), em 1998, formado por pais e professores da escola, como forma de sistematizar e incrementar as ações e aumentar o envolvimento da comunidade escolar. Como conseqüência deste trabalho, surgiu o Programa de Educação Ambiental (PEA), com os seguintes objetivos:

" Conscientizar a comunidade escolar da importância do meio ambiente natural, das relações existentes entre os elementos que o constituem e seus principais problemas;

" Estimular o pensamento crítico em relação à degradação da natureza e sua exploração para fins lucrativos, como a caça predatória e o desmatamento;

" Despertar sentimentos de interesse pelo meio ambiente e motivação para tomar parte na tarefa de conservá-lo e melhorá-lo por meio de ações concretas.

Segundo o PEA da Coeducar (1998):

A Educação Ambiental objetiva melhorar as relações do homem com o meio ambiente e a sua qualidade de vida como um todo. Os três princípios básicos de um programa de educação ambiental são: economizar, preservar e reciclar. Por meio da participação responsável de cada pessoa com pequenas atitudes diárias quanto ao uso de energia e dos recursos naturais, o consumo consciente de produtos e atividades em contato direto com o meio ambiente natural, é possível contribuir significativamente para a saúde do planeta.

A educação é o único caminho para a formação de pessoas conscientes e preocupadas com a Ecologia, capazes de atual em prol de um desenvolvimento social em harmonia com o uso racional dos recursos naturais.

Escolas são pontos estratégicos para difundir a Educação Ambiental, uma vez que, o aluno recebendo e entendendo a novidade que lhe é transmitida e, ainda, tendo uma aplicação prática em seu dia a dia, certamente passará essa informação adiante para seus familiares e esses, a colegas de trabalho e assim por diante.

A Educação Ambiental é um tema bastante recente na maioria das escolas e, por isso, é necessário um trabalho conjunto por parte da direção, dos professores, pais e alunos na sua implantação e desenvolvimento.

A participação integrada de pais e professores é fundamental para despertar o interesse dos alunos e garantir o sucesso dessa iniciativa. Só por meio de vivências práticas na escola e em casa é que eles poderão valorizar, respeitar e amar a natureza. Afinal, amanhã serão os nossos filhos e alunos os responsáveis pelo planeta em que vivemos.