Coeducar


Nossa história

A Cooperativa Educacional de Viçosa foi fundada em agosto de 1992, com o objetivo de oferecer em Viçosa uma escola que: “Propiciasse a melhoria da qualidade do ensino de 5ª a 8ª série;” Permitisse um modelo de escola em que houvesse mais participação dos pais.

No dia 1º de março de 1993, iniciaram-se as aulas com as duas primeiras turmas de 5ª e 6ª séries, que funcionaram no prédio anexo ao CENTREINAR (UFV), durante aquele ano.

Em julho de 1993, a COEDUCAR incorporou o CEMOL, uma escola cuja filosofia de trabalho era compatível com seus objetivos educacionais, passando assim a oferecer, a partir de 1994, turmas de maternal à 7ª série. Em 1995, completou o 2º ciclo do ensino fundamental com a 8º série.

Em 2008, priorizando o desenvolvimento da COEDUCAR, foi realizada uma mudança em sua estrutura administrativa, passando de cooperativa de pais para cooperativa de profissionais da educação. Com essa nova estrutura, o objeto social foi ampliado para desenvolvimento, organização, criação, administração, direção e prestação de serviços educacionais de todos os níveis, até a pós-graduação.

Atualmente, atendemos crianças de 02 a 18 anos, isto é, do Maternal I ao Ensino Médio. Já em regime de Implantação em parceria com a UNISEB (UNICOC) a COEDUCAR oferecerá a partir de Agosto de 2013, quatorze cursos de graduação e cinco de Pós-graduação na modalidade de EAD.

 Para garantir a sustentabilidade desse jeito de pensar a Educação, Inauguramos em Janeiro de 2011 a nossa sede própria, materializando o sonho de todos que fazem parte dessa história.


CARACTERIZAÇÃO DA ESCOLA, POPULAÇÃO ATENDIDA E FILOSOFIA

            Para caracterizar a Escola Coeducar é importante fazer um resgate histórico de sua origem, bem como sua trajetória até os dias atuais. O início da proposta pedagógica baseada na concepção construtivista de aprendizagem ocorreu em 1986, quando uma nova direção assumiu o Centro Educacional Monteiro Lobato (CEMOL) - uma escola infantil que atendia crianças de 2 a 6 anos - dando início também a uma prática educativa diferente das demais existentes na cidade: a Pedagogia da Expressão, fundamentada num modelo de educação que visa a "formação de indivíduos capazes de criar, de transformar, de decidir, de criticar, de verificar, de se sensibilizar com as coisas do mundo, com pontos de vista e sentimento do outro".

O CEMOL, que ocupava uma pequena área no centro da cidade, no início com poucos alunos, foi crescendo e conquistando a confiança dos pais quanto à metodologia aplicada. Aos poucos, a "escolinha", que atendia aos pequenininhos, estendeu o ensino para alunos de 1ª a 4ª série, por exigência dos pais que reconheciam a seriedade do trabalho e a competência dos profissionais da escola.

É importante lembrar que a expansão da escola ocorreu simultaneamente ao amadurecimento dos professores e da equipe pedagógica. A busca constante de uma educação de qualidade por intermédio de estudos, debates, cursos e reflexões permitiu a solidificação de uma prática construtivista, com uma filosofia de trabalho centrada no aluno como sujeito que aprende num processo constante de construção de seu conhecimento e em interação com seu grupo. Nesse contexto, o professor não é mais um possuidor único de um saber acabado, mas é um desafiador de seus alunos na condução das aulas, um elemento fundamental, cuja tarefa primeira é possibilitar a apropriação de conhecimentos cada vez mais elaborados, função prioritária da escola.

Em 1992, com a expectativa de conclusão da turma da 4ª série, sem possibilidades de continuação numa escola com a mesma proposta, um grupo de pais iniciou uma discussão para a criação de uma escola na mesma linha que atendesse aos alunos de 5ª a 8ª série. Nascia, então, o Centro Educacional COEDUCAR, que em 1993 começou a funcionar em local improvisado, com uma turma de 5ª e outra de 6ª série. Essa escola era diferente não só pela metodologia, mas pela organização, pois era uma Cooperativa de Pais sem fins lucrativos.

Com a mudança de cidade da diretora e fundadora desta proposta educacional pioneira na cidade de Viçosa, Marita Martins Redim, planejada para 1994, o CEMOL foi incorporado ao Centro Educacional Coeducar, tornando-se uma única escola, sendo o seu espaço ampliado para recebimento dos demais alunos. É importante ressaltar que um dos pontos facilitadores para tal união foi a similaridade das propostas pedagógicas dessas escolas, baseadas nos mesmos princípios.