Coeducar


Como avaliamos

Piaget diz que o conhecimento não se copia, se constrói. Que a aprendizagem ocorre na interação do sujeito com o objeto do conhecimento.

Propomos a avaliação na Coeducar como um procedimento de aprendizagem para o aluno, e de redefinição de processos de ensino para o professor (avaliação diagnóstica).

De acordo com nossa concepção da educação, a prática da avaliação deverá superar a prática do autoritarismo, no sentido de viabilizar pedagogicamente, intelectualmente e politicamente a autonomia do educando.

Não queremos medir o quanto nossos alunos são capazes de memorizar os conteúdos e reproduzir conceitos sem significados. Queremos avaliar até que ponto sabem pensar, questionar, argumentar e fundamentar o que pensam. Nesse sentido a nota que interessa não é aquela que mede conteúdos, mas aquela que, mesmo sendo um número, é chamada a referenciar o saber pensar." (DEMO, Pedro, 2004, P.52). Queremos saber a qualidade que Demo (2004) chama de formal e política: "até que ponto manejam o conhecimento e até que ponto sabem o que fazer com tal conhecimento".