Coeducar


Educação Infantil - Maternal ao 2º período (2 a 5 anos de idade)

Educação Infantil

           Esta é uma fase muito importante na vida escolar das crianças, pois é o momento em que começam a descobrir o mundo a sua volta e a desenvolver necessidades básicas, fundamentais para todo o processo de ensino e aprendizagem. Cores, formas, números e quantidades, letras e palavras, sentimentos e sensações se misturam num mundo de descobertas, de experimentações e de possibilidades. O papel da escola nesse momento é o de despertar as crianças para a percepção desse mundo dinâmico que está a nossa volta. Ao contrário do que se pensa, a Educação Infantil é um espaço que vai muito além do simples brincar. As brincadeiras são momentos privilegiados de aprendizagem que permitem o desenvolvimento de diversas habilidades e de diversos conceitos, que envolvem os aspectos sociais, afetivos, psicomotores, as linguagens e o raciocínio lógico. Na COEDUCAR, nossas crianças são estimuladas a pensar e a desenvolver sua autonomia desde as séries iniciais. Para isso, contamos com uma equipe de profissionais capacitados e um currículo abrangente, proporcionando às crianças vivências significativas e prazerosas. Além dos professores regentes de cada turma, as crianças da Educação Infantil têm também professores especialistas de Arte e Musicalização, Educação Física e Incentivo à Leitura. Como trabalhamos na Educação Infantil:

A rotina

A rotina é fundamental nessa faixa etária porque permite que a criança estabeleça noções de tempo com base na sequência das atividades propostas. Logo que chegam à escola são informadas das atividades do dia e podem também participar da organização das mesmas.

Regras e limites

Os combinados também são estabelecidos em cada turma. O limite e o respeito às regras são muito importantes e precisam ser trabalhados desde cedo. A diferença é que estes não são simplesmente impostos pelos professores, mas discutidos e construídos com as crianças.

Incentivo à leitura

Todos, pais e alunos, têm acesso à biblioteca e são estimulados a visitá-la diariamente e terem contato com os livros. Quanto mais cedo isso acontece, maior será a proximidade com o fascinante mundo da leitura.

As linguagens

Mesmo não tendo ainda o domínio da linguagem escrita e dos números, eles já se fazem muito presente nas salas de aula. Quando ouvem ou criam histórias; registram os combinados ou algum fato ocorrido na turma; ilustram os cartazes com poemas e músicas; reconhecem a escrita do seu nome e dos colegas; preparam receitas...

A fantasia

A fantasia também tem um papel muito importante no desenvolvimento infantil. Vivendo outros personagens e entrando no mundo encantado, a criança tem a possibilidade de ver o mundo real de outras formas e lidar com seus conflitos de forma saudável, tendo assim a oportunidade de superá-los nas próprias brincadeiras.