Coeducar


Excursão à Mariana

O dia 10 de Junho de 2016 era para ser um dia como qualquer outro, porem foi excelente. Os alunos das turmas Mercúrio e Vênus  (4° ano) da Coeducar participaram de um passeio na cidade histórica de Mariana, tendo assim um dia atividades diferentes, interativas, e fora do ambiente escolar.

            Primeiro, as crianças conheceram a Mina da Passagem, onde desceram de trolley e ouviram as explicações da guia local, sobre como a Mina foi explorada.  Aprenderam também que o ouro é encontrado em quartzo em pó. Ainda ouviram uma história sobre a fé e devoção dos escravos e também dos mergulhadores que praticavam seus mergulhos dos lagos dentro dessa Mina. Aprenderam também que as galerias da mina foram abertas pelos escravos com dinamites e que algumas estruturas tinham que ser preservada para não haver desabamento.

Todos gostaram muito da visita, foi muito educativa e ao mesmo tempo divertida, principalmente, a descida a Mina.

Quando saíram da Mina da Passagem, tiveram a oportunidade de conhecer a bateia e e o método usado  para tentar encontrar ouro em pó. A instrutora do local ensinou como esse instrumento é utilizado e conseguiu com muita dificuldade mostrar para os alunos pozinhos de ouro. Os alunos puderam então perceber que o manuseio da bateia não é fácil e exige um grande esforço e técnica e que o ouro não é encontrado em pepitas.

Mais tarde, participaram de uma oficina em pedra-sabão. O mestre ensinou como classificar uma rocha de acordo com a densidade e dureza e quais ferramentas servem para manusear e esculpir as pedras, E  ajudou os alunos a fazerem escultura, demostrou técnicas específicas para cada tipo de forma e como manter a peça com brilho e conservada. Aprenderam também que a pedra sabão é base para vários produtos de nosso cotidiano como talco e maquiagem.

Após a oficina almoçaram em um restaurante de estrutura barroca, onde puderam perceber um pouco mais sobre a cultura local.

O dia terminou regado de sorvete, risadas e filme.



Veja outros albuns